Total de visualizações de página

adsense

17 de agosto de 2013

Deputados pedem que cartilhas com orientação sexual passem pelo crivo da Assembleia Bancada evangélica defende que cartilhas com educação sexual voltadas para as escolas públicas sejam analisadas pela Comissão de Educação e Cultura antes de serem distribuídas




O deputado Adalto Santos apresentou cartilha sobre educação sexual aos colegas em sessão da Assembleia.  Foto: Roberto Soares/Assembleia Legisltiva (Roberto Soares/Assembleia Legisltiva)

O deputado Adalto Santos apresentou cartilha sobre educação sexual aos colegas em sessão da Assembleia. Foto: Roberto Soares/Assembleia Legisltiva.
Uma cartilha sobre orientação sexual para estudantes de escolas públicas causou espanto na bancada evangélica da Assembleia Legislativa pernambucana, formada por quatro deputados. A indignação foi tamanha que o deputado estadual Adalto Santos (PSB), com apoio dos demais integrantes do grupo, vai encaminhar uma solicitação ao governo do estado para que cartilhas com conteúdo sexual a serem distribuídas nas escolas públicas do estado sejam analisadas previamente pela Comissão de Educação e Cultura da Casa.

O objetivo de Adaldo Santos é que esse tipo de conteúdo seja analisado pelo Legislativo para que algumas questões sejam filtradas. "Precisamos fechar as portas para a promiscuidade", argumentou o deputado, lembrando que "ensinar é prevenir e não empurrar a criança para a prostituição". Até a próxima terça-feira (20), o documento será encaminhado ao governo do estado.

A proposta surgiu depois que Adalto Santos teve acesso ao livreto "Conversando e Descobrindo: a criança e a sexualidade (2006)", do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Embu, em São Paulo. Ao longo das páginas, há descrição sobre os órgãos sexuais masculino e feminino e de como acontecem as relações sexuais com ilustrações. Para o deputado socialista, o conteúdo do livreto tem uma linguagem "chula" e inadequada para crianças. A cartilha, voltada para crianças de 10 e 11 anos, não é distribuída no estado.

"O medo é que esse tipo de cartilha seja distribuído nas instituições de ensino de Pernambuco juntamente com o material didático obrigatório", explicou Adalto Santos. O assunto já foi discutido no plenário da Assembleia, levado por Adalto, que recebeu a solidariedade dos colegas Cleiton Collins (PSC), Ossésio Silva (PRB) e Odacy Amorim (PT). Segundo o socialista, não houve sinalização de nenhum legislador contra o encaminhamento do documento ao governo.

A presidente da Comissão de Educação e Cultura, Teresa Leitão (PT), não quis se posicionar sobre o tema. Ela pediu que Adalto Santos lhe entregasse um exemplar da cartilha e vai debater o assunto depois de analisar o material.

Em Pernambuco
A educação sexual é trabalhada nas escolas públicas através do programa nacional "Saúde na Escola", dos ministérios da Saúde e da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais em todo país. A coordenadora do programa da Secretaria estadual de Saúde, Patrícia Carneiro, disse que o material didático referente ao projeto é distribuído diretamente aos municípios e o conteúdo aborda assuntos diversos como nutrição, direitos humanos, uso de drogas, inclusive sexualidade e reprodução.

O Saúde na Escola, de acordo com Patrícia, tem início no começo do ano e segue até o fim do período letivo. "São realizadas semanas temáticas nas escolas e o material com sugestão de atividades é enviado para cada bloco específico", explicou.

Em 2010, o livro "Mamãe, como eu nasci?”, distribuído nas escolas públicas do Recife,  provocou polêmica na Câmara de Vereadores. A publicação fazia parte de um kit escolar entregue a alunos de 6 a 10 anos da rede municipal de ensino. O vereador André Ferreira (PMDB) chegou a pedir o recolhimento dos exemplares sob a alegação de que caberia à família e não ao Poder Público educar sexualmente os filhos. O deputado Adalto Santos lembrou o episódio e fez comparações entre as duas cartilhas. "Aquela distribuída no governo de João da Costa também era ruim, mas não tinha linguagem tão baixa".  
 
FONTE:
 
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2013/08/17/interna_politica,456671/deputados-pedem-que-cartilhas-com-orientacao-sexual-passem-pelo-crivo-da-assembleia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário