Total de visualizações de página

adsense

20 de agosto de 2009

Caldeirões dos Guedes e Família Luna!


Em conversa com Luis Clério e Paulo Tenório Luna, muitos foram os fatos interessantes sobre a história da família Luna e de Caldeirões dos Guedes.

Até Lampião já passou por aquelas terras, ficando na fazenda Canto Escuro de propriedade de Antonio Tenório Luna, que acordando com o cangaceiro evitou a invasão do mesmo no povoado.

A origem do nome do povoado suponha-se pelo o fato de antigamente e ainda hoje restarem resquicios de caldeirões em pedra, locas, buracos onde cheios de água serviam pra banho e diversão da garotada, nas proximidades do Rio Calumbí por trás da Capela de Nossa Senhora do Carmo, e Guedes porque uma das primeiras famílias a chegarem e residirem no que se tornou o povoado que hoje conhecemos.

Muitos são os fatos interessantes que aqui relatarei com prazer pelo o amor que tenho a minha terra natal.

Um abraço a todos...

5 comentários:

  1. Olá...
    Eu sou Débora do Paraná.
    Minha mae nasceu ai na sua cidade veio embora pr Paraná ja tem mais 40 anos, edeixou pr traz os pais dela e irmaos...eu tenho 27 anos e nao conheço meus avós nem sei si ainda estao vivos. minha familia si resume em 4 pessoas aqui no Paraná minha mae eu e mais 3 irmaos meu pai ja faleceu.
    o sobrenome da familia da minha mae é Inacio Ferreira...por favor si vc conhece alguem com este sobrenome entre em contato comigo gostaria muito de presentiar a minha mae dando uma noticia sobre alguem da familia q ela deixou ai.
    eu agradeço desde de ja e deixou meu msn aqui com vc si puder me ajudar.(deboramatrix01@hotmail.com)Obrigada!!!
    o nome de minha mae é Marlene Inacio Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. como era o nome de sua avó marterna?

    ResponderExcluir
  3. Fiquei em Duvida .. Meu pai tem um sitio Proximo de Calderões mais moro aqui em bom conselho , aparte que fiquei em duvida :
    na parte que vc falou que até lampião passou por calderões eu pesquiso eu estudo , ja fui em varios lugares asistie varios documentarios vie todos os lugares onde Lampião passou e na minha pesquisa não tem calderões e nem uma hipótese Calculei varias Áreas eu tenho até um sit de um mapa de todos os lugares onde ele passou.

    ResponderExcluir
  4. Tenho amigos como irmãos aí em caldeirões. Mas, não tenho contato com eles desde 2003. Me ajude a encontra- los ? Francisco da rocha sobrinho, mais conhecido como cearense. Pai de Edson, edjane, edja, edvan, Janaína e Ednaldo. Muito conhecido em caldeirões. Acho que agora ele deve ser pastor evangélico.

    ResponderExcluir