Total de visualizações de página

adsense

20 de abril de 2011

EJEPE 2011

Estaremos neste maravilhoso evento promovido todos os anos pela Federação Espírita Pernambucana. Feliz Páscoa a todos!


15 de abril de 2011

Burro velho não aprende?

Este foi um artigo que o grande Içami Tiba publicou em sua coluna na UOL, página Educação, e que muito nos chama a atenção, reescrevo na íntegra o texto para que possamos fazer essa análise, uma vez que tanto admiro este mestre, e muito agradeço pela oportunidade de fazer parte de um dos seus  projetos (Prevenção Violência, Sexualidade na Adolescência, Drogas, Rebeldia e Onipotência Ju, Adolescência), projeto este que muito empolga a todos os participantes, e esta publicação é uma forma de prestar homenagem a este grande homem.

Burro velho não aprende?

Por Içami Tiba
 
Não acreditem neste velho ditado popular: “Burro velho não aprende!”

São quatro grandes besteiras ditas em quatro palavras. 1. Burro não é “burro”, é um muar mais inteligente e resistente do que o cavalo; 2. burro “velho” é usado como teimoso, só porque ele faz o que ele quer e não o que o seu patrão manda; 3. não aprende; solte-o num pasto nunca dantes frequentado por ele e ele aprenderá rapidinho o melhor caminho para o melhor pasto; 4. a frase toda é mentirosa, preconceituosa  e totalmente depreciativa. Quando chamamos alguém de burro, estamos ofendendo o burro. 5. Quem aceita este ditado para si, interrompe com ele o seu próprio futuro com projetos e sonhos para viver o presente sem realizações, baseando-se somente num passado que se tornou obsoleto. 

Aqui vão alguns dados que demonstram que os velhos aprendem, sim, quando lhes interessa:

1. Os motoristas de taxi de Londres são submetidos a rigorosos testes de conhecimento do mapa do trânsito da cidade para poderem trabalhar. Colocando tais taxistas em um exame de angiologia cerebral, existe uma grande ativação e um aumento de tamanho no córtex parahipocampal direito, quando se pede que pensem num trajeto. Estes motoristas de tanto usarem esta área aumentaram-na inclusive de tamanho! Trata-se de uma pesquisa em andamento. Se assim for, o não uso do cérebro pode atrofiá-lo? Perguntas, temos muitas, mas as respostas são poucas. Ou seja, é um excelente campo para a pesquisa científica...

Para entender melhor o parágrafo anterior vou fazer uma comparação entre o taxista londrino e um taxista que nunca tenha dirigido em Londres. O segundo leva muito mais tempo do que o primeiro para aprender um caminho novo.

2. Qualquer médico especialista, antigo em idade, mas atualizado na sua profissão, em um instante aprende as novidades que surgem se de fato lhes interessarem. Aprendem até mais depressa que outros colegas de qualquer idade que não são especialistas. Atualizado significa que nunca deixou de aprender todas as novidades que surgiam no seu ramo, inclusive as surgidas na informática, como a Internet, o Google e sites de relacionamentos...

3. Os neurônios da memória envelhecem e tornam-se mais lentos no processo de memorização. A neurociência descobriu que estes neurônios, verdadeiros hardware, reproduzem neurônios filhotes, como se fossem software, que memorizam provisoriamente dados e vão lentamente passando para hardware, dando-lhe o tempo necessário para o aprendizado. Uma vez cumprida a missão, eles desaparecem. Assim, os velhos podem levar mais tempo para aprender do que os jovens, mas uma vez aprendido e praticado passa a ser mais experiente.

No meu livro “Família de Alta Performance”, na página 213, dedico à Ginástica mental, verdadeiros exercícios cerebrais com a finalidade de criar novas sinapses entre os neurônios, onde se alojam a Inteligência e a Capacidade de Aprender, e a”desenferrujar” as que estão perdendo suas funções por falta de uso. 
Parar de aprender é antinatural no desenvolvimento do ser humano e pode ser resultado de depressão, falta de estímulo, baixa autoestima, conformação com a ignorância, perda de esperança, descrença na vida, pois a aprendizagem só acaba quando a pessoa morre.

   Içami Tiba (Tapiraí, 15 de março de 1941) é um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre educação familiar e escolar e palestrante brasileiro. Segundo uma pesquisa feita pelo IBOPE, a pedido do Conselho Federal de Psicologia, seu nome está em terceiro lugar como o autor de pesquisa e referência, antecedido por Freud (1o. lugar) e Jung (2o. lugar). 

O QUE É CONSELHO TUTELAR E PARA QUE SERVE?

O Conselho Tutelar é um órgão permanente, (uma vez criado não pode ser extinto.) É autônomo, (autônomo em suas decisões, não recebe interferência de fora) Não jurisdicional (não julga, não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais) É encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ou seja, o Conselho Tutelar é um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Quem são os Conselheiros Tutelares?

São pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos 5 membros através do voto direto da comunidade, para mandato de 3 anos.

ART. 98 (ECA) ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Lei 8.069/90) As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta lei forem ameaçados ou violados:
I - por ação ou omissão da sociedade ou do estado
II - por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável
III - em razão de sua conduta
Sempre que os direitos das crianças e dos adolescentes forem ameaçados ou violados deverá ser comunicado ao Conselho Tutelar para que sejam aplicadas as medidas de proteção cabíveis, sem prejuízos de outras providências legais.

ART. 136 (ECA) São atribuições do Conselho Tutelar:
I- atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
II- atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;
III- promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:
a) - requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança:
b) - representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações;
IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
V - encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;
VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, I a VI, para o adolescente autor de ato infracional;
VII - expedir notificações;
VIII - requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
IX - assessorar o Poder Público local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
X - representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, parágrafo, 3º, inciso II da Constituição Federal;
XI - representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.
É dever de todos, da família, da comunidade, da sociedade em geral, do poder público, de assegurar a criança e ao adolescente seus direitos básicos referentes à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, velar por sua dignidade, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

NÃO SÃO ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR:
a) Busca e apreensão de Crianças, Adolescentes ou pertences dos mesmos; (quem faz isso é o oficial de Justiça, por ordem judicial)
b) Autorização para viajar ou para desfilar. (quem faz é Comissário da Infância e Juventude)
c) Não dá autorização de guarda (quem faz isso é o juiz, através de um advogado que entrará com uma petição para a regularização da guarda ou modificação da mesma).

Qualquer violação desses direitos podem ser denunciada pelo telefone 08006424455 ou ou ainda pelo e-mail: conselhotutelar@itajai.sc.gov.br

11 de abril de 2011

BOM CONSELHO PAPACAÇA AI VAMOS NÓS!

Retorno ainda esta semana para minha querida terrinha, aqui em Vitória de Santo Antão tá um clima muito gostoso, a chuva está calmamente nos deixando felizes também ai em Papacaça, pois já estávamos todos preocupados.

Desejo a todos muita paz e luz, e que nesses dias em que estamos ainda muito feridos com os úlitmos acontecimentos em nosso país, possamos manter nosso equilíbrio para ajudarmos no processo de um país melhor.

LUTO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO


Milhares de pessoas participaram hoje do sepultamento do radialista e apresentador da TV Vitória, Luciano Leitão Pedrosa, de 46 anos. Depois de ser velado em um toldo na frente da casa onde o comunicador morava, o corpo seguiu em cortejo fúnebre pelas principais ruas do município de Vitória de Santo Antão. A percurso durou cerca de uma hora. A cidade parou para se despedir do radialista. Luciano foi sepultado no Cemitério de São Sebastião, em meio a pedidos por justiça e cânticos religiosos.
Esperamos não mais noticiarmos este tipo de violência contra aqueles que se fazem representar a voz do povo, é um absurdo contra qualquer ser humano! Aqui em Vitória de Santo Antão, a população está estarrecida desde sábado a noite, e os pedidos de justiça são incessantes como acima mencionamos. 

Que os amigos jornalistas, radialistas, blogueiros da terrinha de Papacaça, possamos nos mobilizar em repúdio a este e tantos outros atos de violência!

Mais infromações no blog  http://avozdavitoria.blogspot.com e principais jornais do estado.

7 de abril de 2011

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O BLOG DE BOM CONSELHO PAPACAÇA?


É um dos mais acessados, mas o silêncio está causando diversos comentários, será que compraram o silêncio? Será que desistiu diante alguma pressão? São tantas interrogações que só nos resta aguardar e pedir para que e a pessoa responsável retome suas atividades e possa nos manter informados do que ainda ficou no ar.

GOVERNO GUARDOU A BOMBA


Já se sabe que o governo municipal tem conhecimento da bomba que vai estourar essa semana desde muito tempo atras e nada fez. A bomba está relacionada com suposto desvio de combustíveis e estamos aguardando mais documentos para confirmar a farra com dinheiro público e publicar a coisa com responsabilidade. Os leitores que estão mandando e-mails e documentos perguntam porque o governo nada fez. Quem tiver mais informações denuncie. Vamos aguardar.

CENA DE TERROR EM ESCOLA NO RIO DE JANEIRO!

Rio - As autoridades confirmaram, nesta quinta-feira, que doze crianças morreram no ataque de um atirador a uma escola municipal de Realengo, na Zona Oeste da cidade. Nesta manhã, um homem efetuou diversos disparos contra professores e alunos causando desespero e pânico no local. A morte do atirador também foi confirmada. Ele teria se matado com um tiro na cabeça e deixado uma carta explicando as razões do crime. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas.
 
Responsáveis pelos alunos afirmaram que o criminoso teria invadido uma sala do nono ano e disparado mais de cem vezes contra crianças com idades entre 12 e 14 anos. "As crianças disseram que foi um grande banho de sangue. Uma cena horrível", disse um pai de aluno.
O criminoso foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos. De acordo com o 14º BPM (Bangu), o assassino seria aluno da escola, já que teria sido identificado por uma carteirinha. Ele teria entrado no colégio dizendo que era um palestrante e aberto fogo contra os estudantes. Há outra versão para o crime: o atirador seria o pai de uma aluna que sofria de bullying (violência por parte de alunos).
 
Disfarçardo, ele foi a uma sala localizada no terceiro andar do prédio onde cerca de 40 alunos assistiam a uma aula de Português e efetuou os disparos com dois revólveres calibre 38. Após balear as crianças, ele teria atirado contra a própria cabeça.
Os feridos foram levados ao Hospital Albert Schweitzer. De acordo com a equipe médica, Wellington atirou diretamente contra a cabeça das crianças, com a clara intenção de matá-las. Policiais militares e enfermeiros da unidade afirmam que o cenário é de desespero, sangue e de guerra. "Tem muita confusão de pessoas e policiais aqui no Albert Schweitzer. É um completo caos", disse um morador à Rádio Band News. Os casos mais graves estão sendo transferidos para hospitais particulares e da rede federal da região.

Fonte: Google Notícias

1 de abril de 2011

RATINHO - SBT

 
SEGUNDA- FEIRA, 04 DE ABRIL, " GRUPO UVAPASSA" NO PROGRAMA DO RATINHO, SBT, AS 21 E 30. AO VIVO.

COITADO DE QUEM NÃO TEM REPELENTE!

 Parece até praga de sogra malvada, calor e Muriçoca! Quase em toda Bom Conselho.

Já perdi a conta de quantos repelentes foi comprado nesses últimos 15 dias, em nossa residência são 04 moradores adultos, e pra piorar os benditos repelentes são pequenos justamente para logo acabar e comprarmos outros.

Mas o problema não está apenas nesta despesa extra, mas sim a preocupação com quem não tem condiçoes de comprar sequer as antigas cobrinhas de fumaça, imagine um repelente, entre comprar um bendito que por sinal é muito fedorento, preferem um quilinho de carne para mais fortes resistirem as vampiras.

Aqui fica nosso apelo ao "Governo do Povo", que tenha piedade de nós, pois em 2012 queremos ainda está vivos pra resistir o aqui, o ali e o lá. (se é que ainda o povo lembra da musiquinha)...

LANÇAMENTO DO CD DA BANDA TOLSTOI.

LLLeo Tolstói

Única foto colorida de Tolstoi, em Yasnaya Ployana

CONTATOS PARA SHOWS
(87) 3771-1579 / 9606-0308 / 8842-2262
Liev Tolstói, também conhecido como Léon Tolstói ou Leão Tolstoi ou Leo Tolstoy, Lev Nikoláievich Tolstói (Yasnaya Polyana, 9 de setembro de 1828Astapovo, 20 de novembro de 1910) é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos.
Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza.

E a Banda Bomconselhense TOLSTOI, com nome tão sugestivo espero que tenha vindo pra ficar, pois para aqueles que gostam do estilo está com excelente qualidade o primeiro CD, mostrando o quanto é diversificada as inúmeras potencialidades dos artistas das terras de Papacaça.

Eu mesmo já adquiri o meu na Livraria e Papelaria Novo Século, lá na conhecida Praça da Bandeira, afinal, só podemos dar opinião quando conhecemos de fato. Parabéns e sucesso aos que fazem a Banda TOLSTOI!


Você tem o poder - O jovem e a Política



VOCÊ JOVEM É A ALAVANCA NECESSÁRIA PARA DAR O INICIO A UMA REVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA